Academia da Malta

30.11.04

Quatro meses

Quatro meses, foram só quatro meses. Foi o que chegou para fazer esquecer o quão mau foi o reinado de Guterres. Parabéns por isso a Santana e aos seus pares. Conseguiram fazer o que parecia impossível. Foram piores que o mau. E isso em apenas quatro meses. Que eficácia! Ao nível do rigor Alemão e da pontualidade Britânica. Ainda há quem se atreva a dizer que não estamos no sentido da convergência com o resto da Europa. Más línguas, é o que é.
Concordei com Jorge Sampaio quando este em julho decidiu dar posse a Santana Lopes. Os difíceis tempos económicos, a existência de uma maioria na Assembleia da República e a estabilidade governativa, permitiam na altura uma aposta na continuidade. O Presidente Sampaio apostou. Terá perdido? Penso que não. Quem perdeu foi Santana. Este sim, não soube aproveitar a oportunidade que lhe foi dada, não soube ler os sinais que iam surgindo, quer da assembleia da República, quer do governo, quer da Presidência, quer do próprio País que devia governar. Preferiu preocupar-se com a forma, descurando o conteúdo.
Não se pode criticar Jorge Sampaio. Este respeitou a constituição, não quis partir de imediato para eleições antecipadas, convicto que o Sr Lopes iria dar continuidade às políticas do "fugitivo". Mas não. O próprio Santana o admitiu, quando se referiu ao seu governo como um bebé de incubadora. A dissolução da Assembleia é um mal necessário, que já não se podia evitar, tanta foi a trapalhada dos boys "Lapa & Caldas Lda". A mesma estabilidade que conduziu Santana ao poder em Julho, leva-o agora a fazer as malas de São Bento.
O problema aqui são as alternativas, que não se vislumbram muito melhores. Não vejo em Sócrates o 1º Ministro que este País necessita. Quais são as suas propostas? Se até aqui o seu silêncio bastava, já que o Governo se ia auto-destruindo, a parir de agora impõe-se mais ao líder da oposição. Terá ele mais para dar?


Quem irá ocupar estes lugares?

|